Espaço Cultural Brigadeiro João Manoel Menna Barreto

Localizado dentro das instalações do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º R C Mec), o Regimento João Manoel, o complexo cultural abriga importantes fatos da História Militar Brasileira, é composto por um sítio histórico, duas salas, um salão, três monumentos e uma casa histórica.


O Sítio Histórico da Praça da Cruz Grande está instalado onde em 10 de junho de 1865 ocorreu a “Batalha de Resistência de São Borja”. Dele faz parte o Monumento aos Heróis da “Batalha de Resistência de São Borja”, construído em 1943, ao qual foi incorporado a Cruz Grande, elemento alocado no espaço desde 1900 e que referencia aos aludidos heróis da batalha.

A Sala Histórica Leocádio das Chagas compreende rico e variado acervo de peças utilizadas pelo Regimento em seus 130 anos de história com destaque para a Espada e a Lança que pertenceram ao Brigadeiro João Manoel Menna Barreto e que foram utilizadas por ele na defesa dos moradores da então Vila de São Borja, na Guerra da Tríplice Aliança, em 1865.

A sala de Reuniões da Távola comporta as reuniões de Estado-Maior da Unidade, já as cerimônias importantes ocorrem no Salão de Honra Furriel Luiz de Vargas, recinto que acolhe obras pintadas com a técnica "óleo sobre tela" e a Galeria dos Ex-Comandantes.

O Monumento ao Cavalo Faísca homenageia um dos cavalos que mais se destacou em concursos de salto e aos demais que conduziram o Regimento João Manoel a conquistar lugar de destaque em competições hípicas do Exército Brasileiro. Já o Monumento ao último Cavalo presta um tributo aos animais cavalares e acolhe as cinzas do último equino que viveu nas instalações do Regimento, falecido em 1989.

A Casa Histórica, do início do século XX, foi sede do Quartel-General da 1ª Divisão de Cavalaria (atual 1ª Bda C Mec) criada em 12 de abril de 1932. Em 21 de abril do mesmo ano o QG foi transferido para a cidade de Santiago/RS. Atualmente serve de local de ensaio da Banda do Regimento.

Dias e horários de visitação:

Segundas, Terças, Quartas e Quintas-feiras: das 8h30min às 11h30min e das 14h às 16h

Sextas-feiras: das 9h às 11h

Aos domingos, com agendamento antecipado: das 8h30min às 11h30min

Telefones para contato e agendamento de visitas: (55) 3431-3177/ (55) 3431-3851 – Seção de Comunicação Social do 2º R C Mec


Localização:

FONTE e IMAGENS:

8 visualizações
  • Ícone do Facebook Cinza

© 2020 por  REVISTA SÃO BORJA