Exposição: Identidade e imaginária jesuítico-missioneira

| Por Revista São Borja |


De autoria de João Fernando Correa Rodrigues*, a exposição itinerante “Identidade e imaginária jesuítico-missioneira da Redução de São Francisco de Borja: Altares particulares, da idolatria ao fogo.”, é resultado de sua dissertação no Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria.


Desenvolvido sob a orientação do Profº Drº Flavi Ferreira Lisboa Filho, o estudo teve como objetivo analisar as imaginárias jesuítico-missioneiras oriundas da antiga Redução de São Francisco de Borja, comparando fotograficamente alguns exemplares de imaginárias de posse de particulares catalogados em 1989/1992, cujos inventários originais encontram-se de posse do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já a mostra foi criada com o intuito de valorizar o legado jesuítico missioneiro da antiga Redução de São Francisco de Borja.


A exposição

Buscando interpretar o patrimônio cultural remanescente do período Reducional existente em São Borja/RS, os pesquisadores relacionaram os conceitos de identidade e patrimônio cultural com a história de resistência da imaginária existente no município. Com isso, eles esperam ampliar o conhecimento da comunidade são-borjense sobre sua origem e seu patrimônio cultural, buscando uma maior identificação dos habitantes com a origem da própria cidade.


Mostra virtual


Sob a autorização do criador, a Revista São Borja apresenta, em primeira mão, a mostra em formato virtual, reproduzindo a versão digital dos cartazes que compõem a exposição. Dessa forma, espera-se que quem ainda não pode vê-la de pertinho possa acessar um pouquinho da riqueza do conteúdo desenvolvido pelo pesquisador João Fernando Correa Rodrigues. Vale destacar que o visual das peças gráficas foi muito bem pensado e elaborado, já que traz a tonalidade do grés da pedra, do laranja da telha, assim como da cor vermelha da terra, elementos que, simbolicamente, remetem à origem missioneira. Confira!



Quer levar a exposição para sua escola ou cidade? Saiba como!


O município, escola, ou instituição que deseja receber a exposição “Identidade e imaginária jesuítico-missioneira da Redução de São Francisco de Borja: Altares particulares, da idolatria ao fogo.” deve entrar em contato com o autor do projeto, João Fernando Correa Rodrigues, pelo e-mail jfernandocorrea@yahoo.com.br ou pelo Whatsapp (55)99912-1311.



*José Fernando Corrêa Rodrigues, possui graduação em Administração Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Pós-graduado em Imagem, História e memória das Missões - Educação para o Patrimônio pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisador da identidade, imaginária, memoria e patrimônio das Missões, membro do grupo de pesquisa Estudos culturais e áudio visualidades da Universidade Federal de Santa Maria.


147 visualizações
  • Ícone do Facebook Cinza

© 2020 por  REVISTA SÃO BORJA